Skip to main content

Psicoterapia ou Psicanálise?

Os objectivos para o trabalho psicoterapêutico ou psicanalítico são diferentes e a abordagem mais adequada às necessidades do cliente é discutida e acordada entre ambos.

Resumidamente, um trabalho psicoterapêutico centra-se em aliviar sintomas e recuperar a funcionalidade na vida diária, enquanto um trabalho psicanalítico toma em consideração não só a funcionalidade mas também o desenvolvimento pessoal e o alcançar do potencial psico-espiritual que Jung nomeou de individuação. É um processo profundo de autoconhecimento e transformação.

Como psicoterapeuta analítico, trabalho com pessoas que sofrem de sintomas que afectam a vida e a funcionalidade. Sintomas típicos tratados em psicoterapia são a depressão, ansiedade, fobias ou dependências de substâncias ou comportamentos. Estes sintomas podem acontecer devido a mudanças radicais na vida (divórcios, processos de luto, mudanças profissionais, etc.) ou serem expressão de um conflito que procura resolução. A duração do tratamento depende do cliente e do seu nível de sofrimento, sendo tipicamente uma abordagem a médio prazo. A sessão é geralmente semanal, com a duração de 60 minutos. Os psicoterapeutas têm formação em psicologia clínica e são regulados por associações profissionais de psicólogos, que definem os termos éticos e deontológicos da profissão. Assegure-se de que está a trabalhar com um profissional certificado. O profissional deve ser capaz de provar a sua acreditação.

A psicanálise Junguiana é uma forma de trabalho mais profundo, para casos que requerem uma abordagem mais intensiva ou para pessoas que embarquem numa viagem de auto-descoberta. É um processo a longo prazo, com periodicidade semanal ou 2/3 sessões por semana. Profundidade e mudança requerem um foco especifico e o desenvolvimento de uma relação terapêutica que desafia a atitude de rapidez dos dias de hoje. Os psicanalistas têm uma formação específica mais longa do que em psicoterapia e também foram eles próprios analisados numa longa análise pessoal. O psicanalista Junguiano deve ser capaz de provar a sua acreditação num instituto que forma profissionais em conformidade com os padrões internacionais de psicanálise.

Contactos

Email: info@pedro-mendes.com
Telefone: +41 775 833 385

Siga-nos

Copyright ©   • pedromendes.com